quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Qual é O Papel de Um Porta-Voz?

Companheiros, O “Debate Aberto” da STV, de ontem e a “actuação” patética de Fernando Mazanga, fez me concluir que sou ignorante sobre o papel do porta-voz, seja do Governo, de um ministério em particular e, inclusive, dos partidos políticos.

Até a hora de dormir me questionava:

  • Qual é o papel de um porta-voz?
  • Qual é a sua utilidade no contexto das organizações políticas?
  • O que é que veicula?
  • O porta-voz é uma caixa-de-ressonância ou é aquele que apaga o lume informando, esclarecendo mal entendidos e ajudando a buscar consensos?

Confesso que não tive resposta e como a pior vergonha seria manter-me na ignorância, cá estou a perguntar: Qual é o papel de um porta-voz? Que utilidade têm indivíduos como Fernando Mazanga na estratégia de comunicação, na união de grupo que se pretende nas organizações políticas?

De qualquer forma, me parece que estas entidades diagnosticam problemas e necessidades na área de comunicação, levanta oportunidades e prescreve soluções, acompanhando todas as etapas desse processo com o uso dos produtos e ferramentas mais adequados a cada momento, nomeadamente:

  • Relações com a mídia
  • Planeamento
  • Capacitação
  • Publicações
  • Etc

Entendo que o porta-voz deve desenvolver uma estratégia, baseada na visão estratégica da comunicação e no tratamento cuidadoso da informação e sua divulgação.

O porta-voz deve contribuir para consolidação da imagem da instituição que representa (nunca o contrário) e para a difusão de idéias, questões e conceitos, incorporados no dia-a-dia da instituição.

3 comentários:

Ximbitane disse...

Humm, primeiro dizer que nao tive a oportunidade de ver o debate em questão, o que muito lamento, mas a fatiga era tal que adormeço com as galinhas.

Creio que o porta-voz ideal devia ser alguém dotado de algumas competencias como estratégias de comunicação, sobretudo com a media que tem sempre rasteiras nas suas investidas.

O porta-voz, deve ser alguem que conhece profundamente o posicionamento, no caso, da posiçao politica do seu partido. Nem nada e nem ninguém o pode fazer mudar de ideias que sao as doutrinas do seu Partido.

Júlio Mutisse disse...

Os seus dois últimos parágrafos resumem o papel de um porta-voz. A Ximbita também aborda muito bem a questão do papel dos mazangas nacionais e internacionais.

No caso da Renamo, não se pode exigir que o Mazanga tenha uma estratégia de comunicação se o Partido não tem estratégia de acção. As suas aparições serão sempre reactivas e com o risco de serem a seguir contrariadas quando alguém pensa que aquela não é a melhor forma de abordar o assunto. Foi assim que ele foi considerado miúdo pelo seu chefão...

Maarten disse...

Olá,
Desculpe-me por contatar você gosta disto, mas estou fazendo alguma pesquisa sobre o Moçambique e encontrei o seu endereço de e-mail no seu blog. Eu quis fazê-lo uma pergunta.
Mas deixe-me introduzir-me primeiro:
O meu nome é Maarten Bels, tenho 30 anos e sou originalmente de Holanda. Atualmente vivo nos Estados Unidos com minha esposa e duas filhas. Trabalho para um jornal local em Jonesboro, o Arkansas.
Espero que o meu português não seja demasiado mau.

Estou trabalhando em um banco de dados da política e os partidos políticos e eu estamos fazendo a pesquisa sobre a política do Moçambique. Às vezes não é fácil encontrar a informação do Moçambique e estou esperando encontrar um contato amistoso no Moçambique quem pode responder talvez a algumas das minhas perguntas ou ajudar-me a encontrar alguma informação.
Já encontrei muita informação que eu procurava mas agora mesmo estou procurando os logotipos ou os símbolos dos três pequenos partidos políticos no Moçambique:
1) Aliança Independente de Moçambique (ALIMO) (Khalid Sidat, Sergio Nenes)
2) Partido de Unidade Nacional (PUN) (Hipolito Couto, Bachir Kassimo)
3) Frente Democrática Unida (FDU o FUD) (Mariano Pordina)
Esses são pequenos partidos que são a parte da união eleitoral RENAMO e eu quis perguntá-lo humildemente se você pode tentar ajudar-me a encontrar os símbolos desses partidos (mesmo se ele é somente uma descrição) pelo CNE, STAE ou o Ministério da Justiça. Talvez você tem os contatos direitos para isto. É muito difícil para mim fazer.
Obrigado pelo seu tempo e atenção. Desejo você e a sua família todo o melhor. Espero que você tenha uma boa nova semana e espero ter notícias de você logo.
Todo o melhor,

Maarten Bels
Jonesboro, AR
USA
maartenbels@gmail.com