quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Vitória do "NÃO" na Venezuela é benéfico para Chavez

Não podia deixar de comparitilhar esta:
«Moniz Bandeira diz que referendo comprova democracia no país» Eu, Gonçalves Matsinhe, concordo com ele.

A derrota do presidente da Venezuela Hugo Chávez no referendo sobre areforma constitucional no último domingo foi importante para o próprio lídervenezuelano, por mostrar, antes de mais nada, que a democracia funciona emseu país.

A observação foi feita nesta terça-feira pelo cientista político,historiador e professor emérito da Universidade de Brasília, Luiz AlbertoMoniz Bandeira, em entrevista à Agência Informes. "O presidente Chávez ganhou, porque, perdendo, salvou seu governo de uma situação cada vez maisdifícil, em virtude da fratura social e política existente na Venezuela", disse Moniz Bandeira.

Outro significado importante do "não" à mudança constitucional venezuelana é a facilitação do ingresso da Venezuela no Mercosul, pois,na opinião deMoniz Bandeira, destruiu-se o argumento de que o regime de Chávez é ditatorial e contraria a cláusula democrática do bloco. "E a entrada daVenezuela é demasiadamente importante para a expansão do Mercosul e o avançoda união de nações da América do Sul"

Portanto, nem sempre as derrotas são más.

Um comentário:

david santos disse...

Olá, Gonçalves.
Venho juntar-me a vós neste momento tão difícil para o povo Moçambicano.
A Natureza também é ingrata, tal como muita humanidade.
Estas cheias que nos levam as crianças, pais, mães e haveres, não são coisas que o povo humilde e nobre mereça, mas é esta a vida dos que não têm poder.
Abraços.

David Santos