segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sinais dos Tempos, Sinais de Mudança: Mais Diálogo, Melhores Soluções?

O que significam as actuais abordagens sobre o país nas mais diversas plataformas de debate em Moçambique (blogs, facebook, emails, etc.)?

Será o início do despertar da cidadania e o apropriar pelos moçambicanos (mesmo que, actualmente, apenas os urbanos que têm o privilégio do uso dessas ferramentas) dos problemas da nação e o despertar da ideia de que a solução dos problemas da nação está em nós?

Poderemos almejar chegar a um estágio em que o debate é feito sem o recurso ao já tradicional bota a baixo de tudo quanto é feito pelo Governo do Dia para avançar para um estágio em que pensamos o país identificando correctamente os problemas e propondo boas soluções para ele?

Que mecanismos devemos usar para envolver cada vez mais quem decide nos debates interessantes e úteis que correm um pouco por todo o lado na internet e noutras plataformas?

Isto vem me moendo a cabeça a muito tempo.

Um comentário:

CARLOS T disse...

Não há meu caro! Não o podemos apalpar! Não há arbítrio eficaz, justo, imparcial. Essa hipótese está enclausurada! O bom senso, reside fechado no subconsciente de cada um, e todos nós o asfixiamos em nome do nosso ego. Por isso, não "lo me creo", nunca se consegue agradar a gregos e troianos. E você, acredita na hipótese de se formar um mecanismo eficaz?
O homem aprende com os erros, logo a liberdade de errar é tão precioso como a mais pura das verdades.
"Todo homem é um tolo por pelo menos 5 minutos todos os dias; a sabedoria consiste em não exceder este limite."
( Elbert Hubbard )