quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Crise do Zimbabwe


Com a aproximação da cimeira África/Europa, multiplicam-se os discursos e a propaganda anti- Mugabe. Multiplicam-se as notícias sobre o sofrimento dos nossos irmãos zimbabweanos que, agora, fazem o caminho inverso ao que fizemos quando a Renamo se batia com o Governo instituído em Moçambique "em busca da Democracia" (as aspas são propositadas).


Preocupa-me nesses discursos a leveza com que a crise do Zimbabwe é tratada.

Preocupa-me a adjectivação inerente em todo o discurso sobre o Zimbabwe.

Preocupa-me verificar que, parece que ninguém quer discutir os problemas do Zimbabwe. Apenas se fala de Mugabe como se este resignasse, os problemas TODOS dos nossos irmãos ficassem resolvidos.


Ainda não ouvi ninguém referir-se à problemática da terra que esteve na génese de tudo isto acelerada pelo oportunismo político do Mugabe (condenável diga-se) que ora se diaboliza.


Ainda não ouvi ninguém falar do incumprimento por parte dos Britânicos dos acordos de Lancaster House e do efeito desse incumprimento.


Antes, fazemos piadas com imgem como a que anexo a este texto que, pese embora reflicta a realidade do Zimbabwe, tem causas que ninguém aborda ou quer nelas pensar.


vamos lá falar dos problemas do Zimbabwe com seriedade.

Nenhum comentário: